sexta-feira, 4 de março de 2011

Hipóteses sobre o que aconteceria caso ídolos mortos do Rock N' Roll tivessem sobrevivido.

Retomando as postagens pro Blog, decidi fazer um post com conteúdo mais bem humorado, voltado pra aquelas suposições muito comuns na mídia e no público sobre o que ocorreria com astros do Rock que morreram prematuramente caso tivessem sobrevivido. Eu por minha vez não vou ser tão camarada com os caras falando coisas do tipo “fulaninho ia continuar mantendo a arte dele no alto nível...” aquele papinho de fã disfarçado que todo mundo conhece.

Jim Morrison   

Já li uma vez em uma revista que Jim Morrison desistiria da música pra escrever poemas. Eu não seria tão “otimista” sobre isso. Afinal todo mundo que conhece a historia do Jim Morrison lembra que a principal desculpa pros porres homéricos regados a drogas e álcool era de que ele estava “possuído” por um espírito de um xamã indígena.  

Eu arrisco dizer que se Jim tivesse sobrevivido aquela Bad Trip que ele teve em Paris, ele entraria no espírito religioso dos anos 70 e criaria a sua própria seita com base na mitologia indígena. Jim Morrison se colocaria como reencarnação do Grande Espirito (principal divindade da mitologia indígena norte-americana) e investiria o que sobrou da grana dele na construção de um templo no interior dos EUA.

O Morrisonismo, devido à imensa popularidade que seu líder gozou como astro do Rock (lembre-se que sua tumba no cemitério de Paris é a mais visitada pelo público), atrairia mais gente do que as seitas de fundo de quintal mais polêmicas da época, como Meninos de Deus e Templo do Povo. Alcançaria em pouco tempo mais de cinco milhões de seguidores e se espalharia dos EUA pro mundo afora.

Como Morrison nunca teve boas relações com o governo dos EUA, o FBI manteve o olho na seita de Morrison. Por volta de 1999 – quando o Morrisonismo já teria mais seguidores do que religiões como a cientologia, atraindo outras celebridades- o governo realiza um cerco ao “Templo das Portas” no interior do Colorado, sede do Morrisonismo, ao receber denuncias de uso e trafico de drogas por parte de Morrison e sues seguidores. Morrison, porém, é encontrado morto no interior do templo. Alguns seguidores seus ainda acreditam que ele não morreu e que vai voltar.

Jimi Hendrix

Hendrix viveria uma fase prolífica na década de 70 devido à ascensão do Hard Rock e do Rock progressivo. A parceria com Keith Emerson, Greg Lake e Carl Palmer daria frutos, resultando no grupo “Hendrix, Emerson, Lake e Palmer” ou “HELP”. O “HELP” irritaria alguns fãs antigos de Hendrix devido ao abandono do Blues Rock que antes permeava algumas de suas composições em prol de um som que misturava rock com os virtuosismos provenientes da música clássica que caracterizava os outros membros da banda. Muitos críticos que antes consideravam Hendrix genial começaram a encarar sua nova fase como o mais puro desperdício de talento.

Com a ascensão do Punk Rock, Hendrix passaria por um período de decadência com a separação do “HELP” e com álbuns desprezados por público e crítica, que na época estavam fascinados pela energia das bandas de três acordes.

Nos anos 80 Hendrix, assim como os guitarristas Eric Clapton e Carlos Santana, alcançaria algum sucesso colocando sua guitarra em sintonia com o Pop regado a sintetizadores da época. Abandonaria a vestimenta hippie que o caracterizava até então e substituiria por um blazer amarelo e trocaria o Black Power por um corte que deixasse seu cabelo semelhante ao de artistas como Rick James. Faria participações especiais em faixas de Michael Jackson e faria shows em que realizaria duetos com Prince, Van Halen, Phil Collins (como baterista) e outros artistas de sucesso da década.

Antes mesmo da ascensão financeira do Rap, Jimi Hendrix, assim como Miles Davis, já percebeu que o novo ritmo tinha futuro e gravou no fim dos anos 80 um disco de Rap em que ele mesmo improvisa algumas rimas. Hendrix, porém, percebeu que não levava muito jeito pra rimas faladas e decidiu que no próximo álbum iria colocar sua guitarra em dueto com alguns jovens Mcs que faziam sucesso. O novo álbum contou com a participação de MC Hammer, Chuck D, Dr. Dre, Ice-T e o trio Run - D.M.C, estes já tendo gravado com o Aerosmith anteriormente.   

O álbum foi um sucesso estrondoso no mercado levando Hendrix para o topo da Bilboard. A partir desse momento Hendrix só gravaria discos em parceria com artistas de sucesso, sendo que muito raramente voltava-se a ouvir sua voz em seus álbuns. Seu ultimo álbum, lançado em abril de 2010, conta com participações de Alicia Keys, Kelly Clarkson, Beyoncé e finaliza com uma canja do 50 Cents. Também fez participações especiais pro programa “American Idol” e cedeu seus clássicos para serem tocados na serie de jogos “Guitar Hero”.

John Lennon

Lennon tinha iniciado a reconciliação com Paul McCartney, a retomada da amizade aumentava as chances de uma reunião dos Beatles novamente. Lennon, que no fim dos Beatles tinha se interessado pelos ideais socialistas e foi “amansando” na segunda metade dos anos 70, voltaria a se vida de agitador com a retomada da amizade com McCartney.

O veganismo do amigo começaria a despertar o interesse de Lennon sobre o assunto até que ele renunciasse ao consumo de qualquer produto de origem animal e seria um ardoroso defensor das causas da PETA. Lennon começaria a gravar comerciais polêmicos para a organização e a participar de protestos contra açougues, empresas de moda, touradas e qualquer outra coisa que desagradasse à ideologia Vegan.

A aderência ao veganismo levaria Lennon a gravar um disco experimental chamado “Meat is Muder”. No disco, absolutamente todas as músicas são compostas por ruídos de animais, alguns aparentando sofrmento. Além de ser rechaçado por público e crítica, “Meat is Muder” trouxe problemas judiciais pra Lennon devido a um processo movido pela banda The Smiths, liderada pelo também vegan Morrisey, devido ao nome do álbum, que também era o nome de um disco do The Smiths.

Ouve polêmica também pelos aparentes sons de animais sofrendo, o que causou um racha dentro da PETA sobre a atitude de Lennon. Alguns membros achavam que Lennon estava sendo conivente com os maus tratos com animais, já outros foram com o argumento de Lennon de que aquilo seria uma forma de chamar a atenção para a causa vegan.

A polêmica fez com que Lennon rompesse com a PETA e, posteriormente, com o veganismo. Permaneceu novamente fora da política até a segunda metade dos anos 90, época na qual se transformaria em um ativo manifestante antiglobalização. Esteve presente no protesto que ocorreu em Seattle no fim dos anos 90 e marcaria presença constante no Fórum Social Mundial.  

Sobre os Beatles, se reuniria com eles para gravar duas faixas inéditas de sua autoria que seriam incluídas em uma antologia. Essas faixas são “Free as a Bird” e “Real Love”. Se reuniram para um show no Live 8 em 2005. E só isso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário