quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Feliz aniversário Revolver


Hoje o disco Revolver dos Beatles está completando 44 anos. Este blog poderia esperar o disco completar 45 anos e promover uma homenagem cheia de regalias, mas como é a primeira semana de vida deste espaço e também como sou meio apressadinho, vou homenagear o melhor álbum dos Beatles com um texto simples.



O período que antecedeu o lançamento de revolver foi definitivo para consagrar as alterações promovidas pelo álbum. Os Beach Boys tinham acabado de lançar Pet Sounds em resposta à maturidade de Rubber Soul. Com uma produção impecável, canções perfeitas e recursos inovadores para a época, o álbum dos Beach Boys seria reconhecido pelo próprio Paul McCartney como uma grande influencia para os trabalhos posteriores dos Beatles. Além do álbum dos Beach Boys, em 66 iniciava a expansão da cultura psicodélica que também viria a ter um peso relevante nos trabalhos dos Beatles.

Os Beatles também decidiram parar de fazer shows que estavam gerando cada vez mais insatisfação. Decidiram também que iriam parar de fazer filmes, por ausências de bons scripts.
Com mais tempo para se dedicar ao estúdio, os Beatles passaram a inovar mais em suas canções. O resultado foi além do satisfatório, Revolver tornou-se um álbum que varia de músicas satíricas a descoberta da psicodélica passando também por incríveis baladas românticas.


O disco inicia com Taxman de autoria de George Harrison, um Rock completo cuja letra satirizava os impostos que os artistas tinham que pagar, destaque para o baixo de Paul McCartney que contorna a música. Eleanor Rigby é uma composição de Paul McCartney com um belíssimo arranjo de cordas produzido por George Martin e com uma letra trágica. I ‘m Only Sleeping música de John Lennon com ares mais contemplativos e viajantes tem como curiosidade o solo de guitarra que foi gravado ao contrario. Love You To já mostra claramente as influencias da cultura indiana sobre George Harrison que utilizou instrumentos indianos como a citara nessa canção. A belíssima balada Here, There and Everywhere mostra a capacidade de Paul como compositor ao criar uma melodia simples, porém genial. Yellow Submarine á a mais famosa das canções, cantada por Ringo Star, também utiliza alguma das inovações precedidas por Pet Sonds. A psicodélica She Said She Said baseada em um comentário do ator Peter Fonda sobre o ácido lisérgico. O momento otimista de Paul McCartney em Good Day Sunshine, com um bom arranjo de piano. And Your Bird Can Sing é um Rock composto por Lennon embalado pelos solos de guitarra de George Harrison. For No One é outra sensacional balada de Paul McCartney que demonstra a capacidade lírica de Paul. Á ode de John Lennon ás pílulas (provavelmente anfetaminas) no Rock Doctor Robert. George Harrison demonstra sua capacidade de composição em I Want To Tell You, cuja letra fala de ter muitas coisas na cabeça e não saber como expressa-las. Got To Get You Into My Life é uma música composta por Paul McCartney baseada no Soul da gravadora Stax, nesta canção especula-se que a letra falava sobre maconha.


A última canção Tomorrow Never Knows é também a mais surpreendente. Extremamente psicodélica, a música compreende sons diversos que vão dez da influencia da música indiana até modernos recursos eletrônicos. Além da influencia psicodélica, também podemos ver novamente a influencia dos Beach Boys nos Beatles devido ao uso se sons de animais como ganidos de gaivotas, por exemplo.

Se em Rubber Soul ainda estavam se iniciando no experimentalismo musical. Em Revolver eles mergulharam de cabeça o que garantiu um disco que além de inovador também era composto por excelentes composições que garantiam o posto de Lennon e McCartney como os melhores compositores de música pop que já pisaram a face da terra. Os unicos que seriam capazes de competir com eles talvez fossem Bob Dylan, Brian Wilson ou Ray Charles.

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