quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Burnin Notice: Gilberto Gil concorre pelo título de icone da música em votação



Aparentemente a onda da descoberta mundial do tropicalismo ainda ronda o cenário musical anglo-saxão. Nosso ex-ministro da cultura, Gilberto Gil foi incluído numa votação realizada pela CNN e pela publicação britânica Songlines com a intenção de eleger os 5 ícones da música dos últimos 50 anos.


A lista buscou ser bem diversa fazendo com que titãs da música de língua inglesa como The Beatles, Bob Dylan e Michael Jackson competissem pelo posto com músicos de grande importância no cenário da chamada “World Music” como Miriam Makeba (África do Sul), Nustrad Fateh Ali Khan (Paquistão) e Célia Cruz (Cuba). Abaixo segue a lista completa:
Khaled
Miriam Makeba
Youssou N’Dour
Asha Bhosle
Nusrat Fateh Ali Khan
The Beatles
The Rolling Stones
Oum Kalsoum
Bob Marley
James Brown
Bob Dylan
Elvis Presley
Aretha Franklin
Madonna
Michael Jackson
Celia Cruz
Gilberto Gil
Juanes
Leslie Cheung
Teresa Teng.

Ta, é muito bacana essa tendência de incluir artistas oriundos do terceiro mundo e tal. Mas numa votação que inclui super astros como Michael Jackson, Rolling Stones e até Madonna, que chance eles tem? Tecnicamente, o único do grupo terceiro mundista que tem chance de ganhar um lugar no pódio seria o Bob Marley.

Há não ser que os internautas dos paises do terceiro mundo se organizem numa mega campanha para eleger os artistas de seus determinados paises, o que eu não duvido que aconteça. Aposto que daqui a pouco vai estourar uma mega campanha no Twitter para colocar Gilberto Gil no topo da lista, organizada por gente que nem gosta da música dele, mas que vai mandar bala pra colocar um brasileiro no topo.

Sobre os nomes, cadê Ravi Shankar que influenciou até os Beatles? E essa onda terceiro mundista deixou muita gente boa de fora como os franceses Serge Gainsbourg e Charles Aznavour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário