sábado, 14 de agosto de 2010

Heartbreak Hotel

O Rock n’ Roll é um gênero conhecido por ser pretensioso. Já vimos os experimentalismos dos Beatles, os mega shows de bandas como U2 e Rolling Stones, a vontade de mudar o mundo de artistas como Bob Dylan, as teatralidades de David Bowie dentre outros espetáculos sonoros e visuais. Mas a canção que transformou esse gênero em um fenômeno mundial é simples e melancólica.



É falso afirmar que antes de Heartbreak Hotel não existia Rock n’ Roll. Alguns músicos da Chess Records, gravadora especializada em música negra, já faziam a famosa mistura de ritmos negros com ritmos brancos. Destacam-se Chuck Berry e Bo Diddley. Elvis também não fora o primeiro músico branco a tocar Rock n’ Roll: Bill Haley já vinha fazendo algum sucesso com músicas como Rock Aronud The Clock.. Elvis Presley, porém, foi o primeiro a fazer com que o público jovem se identificasse com esse novo gênero.

Como dito acima, Heartbrak Hotel é uma música simples, caracterizada pelo riff de guitarra bluseiro, pela letra triste sobre separação e pela voz forte de Elvis Presley. Pode-se dizer que é uma música até mais "calma" que a maioria das gravações de Rock n’ Roll da época. O grande diferencial que fez com que ela se destacasse das outras músicas de seu tempo foi seu interprete. Até hoje dificilmente encontraríamos um frontman com o carisma e o gingado comparável ao de Elvis Presley.

É uma música melancólica. Composta por Mae Boron Axton e Thomas Durten, seus versos falam sobre a solidão de um homem abandonado pela pessoa amada, uma solidão depressiva que faz com que o autor sinta vontade de morrer. O “hotel do coração partido” do título é o local que o autor encontra pra poder desabafar a sua tristeza. Elvis conseguia conferir o sentimento necessário para a composição, à entonação de sua voz era aguda até o refrão onde o vocal ficava mais grave.

O apelo de Elvis sobre a juventude surtiu resultado. Heartbreak Hotel foi o primeiro compacto de Elvis Presley a vender mais de um milhão de cópias. Também alcançou o topo da parada da Billboard em três categorias diferentes (ReB, Country e Pop). Mostrou a capacidade comercial do Rock N’ Roll em uma época em que as paradas de sucesso eram dominadas por Frank Sinatra. Demonstrou também a capacidade da juventude como público consumidor forte.

Elvis depois de Heartbreak Hotel virou uma sensação. A combinação de música, atitude e imagem foi um sucesso. Era o marco fundamental de um gênero musical amado pela juventude e odiado pelos pais (ta certo que hoje já não é mais assim, mas do inicio da segunda metade dos anos 50 até o inicio dos anos 80 nada causava mais pesadelos na estrutura familiar tradicional do que aquele bando de “transviados”). Se hoje podemos ver garotos recém sidos da adolescência alcançarem o topo das paradas de sucesso e vibramos com os shows de Paul McCartney e Radiohead é por que Elvis e seu Heartbreak Hotel levaram o Rock para o seu público tanto consumidor quanto criador: a juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário