segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Duane Allman e as seis cordas

Quando nos questionamos quem são os melhores guitarristas do mundo Jimi Hendrix é logo o primeiro nome que vem nas nossas mentes. Como o velho Hendrix sempre lidera, os outros lugares do pódio pertencem em sua maioria a poderosa trindade dos ex-Yardbirds: Jimmy Page, Eric Clapton e Jeff Beck. Do resto, tendemos a dar valor a parte técnica e enfiar logo um Eddie Van Halen, Steve Vai e o ex-professor de guitarra Steve Satriani. Ou tendemos a valorizar aqueles caras que brilharam em hits de sucesso como Slash. Duane Allman, por sua vez está fora do senso comum, apesar de ser melhor e mais importante que boa parte desse pessoal.

Apesar disso, foi lembrado pela revista Rolling Stone, que o elegeu o segundo melhor guitarrista de todos os tempos (o primeiro lugar pertence, claro, a Jimi Hendrix). Na lista - que só acerta na escolha dos dez primeiros, o resto da lista é uma sucessão de erros - o guitarrista é seguido pelo mestre do Blues B.B King e pelo bom e velho Slowhand Eric Clapton. Lembro-me que na época em que vi essa lista, em meados de 2006, dois pensamentos pousaram em minha cabeça: Por que Jimmy Page estava em um lugar tão abaixo do esperado (9 lugar, na época era um grande fã de Led Zeppelin e não admitia ver Page fora pelo menos dos 5 melhores) e quem é esse tal de Duane Allman? 

Não que o nome não me fosse familiar na época, já tinha ouvido falar nos Allman Brothers, porém nunca tinha escutado nada deles e pra mim Duane Allman era um cara que morreu em um acidente de moto. Pensei  que se um cara conseguia chegar tão perto assim do grande Hendrix, ele logo deveria ser um cara muito foda. A bem verdade é que o palavrão utilizado não é capaz de caracterizar nem 1% da capacidade de Duane Allman. 

Vamos por partes. Enquanto boa parte dos guitarristas conhecidos retirou sua influencia do bom e velho blues, os irmãos Allman, apesar de terem sua banda fundamentada no Blues Rock, retiraram bastante influencia do Jazz do guitarrista cigano Django Reinhardt , do saxofonista John Coltrane e do organista Jimmy Smith. O resultado foi o fato de que o Allman Brother transformou-se em uma das melhores bandas quando o assunto é improviso em palco. 

A influencia de Duane para a guitarra moderna é enorme. Provavelmente deve ser o mais habilidoso e influente guitarrista quando o assunto é Slide Guitar. Combinado com o guitarrista Dickey Betts, Duane fraseou belíssimos solos que viajam do Southern Rock  até o Jazz com passagens surpreendentes pelo erudito. 

Mas provavelmente seu grau de importância no universo do Rock n' Roll não seria o mesmo se não tivesse se unido a Eric Clapton no projeto Derek and the Dominos. O Riff de Layla, música em que Clapton indiretamente fala de sua paixão com Pattie Boyd, na época mulher do ex-Beatle George Harrison, é de autoria de Duane Allman. Ele também usa e abusa da slide guitar que o tornou conhecido, dando-se o devido destaque novamente para Layla onde sua guitarra se equilibra num misto de virtuosismo e beleza. Destaque também para o duelo com Clapton em Why Does Love Got to Be So Sad?. Ofuscar o famoso Slowhand em seu próprio projeto não é pra qualquer um.

Antes de fazer carreira com o irmão na The Allman Brothers Band e ter dado "uma mãozinha" para Clapton no Derek and the Dominos, Duane era um consagrado músico de estúdio. Chegou a gravar com astros da Soul Music como Aretha Franklin, King Curtis e Wilson Pickett. Com este último, chegou a gravar uma cover da clássica Hey Jude dos Beatles que o ajudaria a tornar-se conhecido. 

Provavelmente seu trabalho mais importante foi o concerto dos Allman Brothers no Fillmore East. Nele pode-se ouvir a diversidade musical que influenciou não só Duane como a própria essência da The Allman Brothers Band.  A banda faz covers de clássicos do Blues como Storm Monday de T.Bone Walker, que é transformada em uma extensa Jam, e de Statesboro Blues de Willie McTell, permeada pelos sensacionais solos de guitarra de Duane. O Jazz é audível em composições como em In Memory of Elizabeth Reed, de Dickey Betts que duela com Duane nesta faixa e em Hot 'Lanta'. Podemos ver Duane nos surpreender também em faixas como You Don't Love Me em que Duane termina o improviso com um momento levemente inspirado no progressivo e na música clássica. 

Pouco tempo depois do concerto no Filmore East, Duane morreu devido a um acidente de moto. A The Allman Brothes Band, porém, continua em atividade revelando novos e promisores talentos nas seis cordas como Derek Trucks. Apesar disso Duane está marcado na historia das seis cordas elétricas e provavelmente      foi um dos poucos guitarristas a ter uma bagagem capaz de deixar pra traz a trindade inglesa e ser capaz de rivalizar com o próprio Hendrix.  
   







   

2 comentários:

  1. Embora não curta muito essa coisa de "melhor" ou "pior" (embora viva fazendo isso), não sei se Hendrix foi o maior de todos. Enquanto viveu, é possível, pois trangrediu tudo com solos não muito longos. Era inventivo ao extremos, sem dúvidas. Mas fico me perguntando, como exercício apenas, se ele teria ido tão longe. É possível.

    Duane é dos grandes, reconheço. Mas há Clapton e há, claro, Johnny Winter, Buddy Guy, Albert Collins e Freddie King. Todos gigantes. Difícil dizer quem é melhor. Curto os Allman e curto o Lynyrd' Skynyrd, grandes bandas do folk-rock. Escrevi sobre eles também:

    http://ipsislitteris.opsblog.org/2007/08/06/allman-skynyrd-dois-discos/

    Abraço

    Grijó

    ResponderExcluir
  2. Duane é um dos meus favoritos. Digo para mim mesmo que o dia em que deixar de me emocionar com o solo de "Blue Sky", é porque já não terei mais alegria de viver. Não curto tanto o Hendrix, acho-o excessivo demais, o que me faz discordar do Grijó: talvez, se tivesse vivido mais, teria dilapidado e amadurecido o estilo. Quanto a Clapton, o solo de 8 minutos em Spoonfull, na versão ao vivo em "Wheels of Fire", também é uma das coisas mais incríveis que já ouvi, digno de Coltrane. Por falar em Coltrane, Duane dizia que tocava inspirado por Coltrane, principalmente "Kind of Blue".

    ResponderExcluir